HÁBITOS DE ORGANIZAÇÃO QUE MUDARAM A MINHA ROTINA



Desde pequena entendi a importância da organização. Quando a casa estava limpa e tudo estava no seu devido lugar, me sentia amparada e feliz. Após alguns anos compreendi que ela deve estar presente diariamente em todas as atividades que exercemos. Desde então, minha rotina é cada vez mais organizada e os mínimos detalhes que podem ser otimizados para que minhas atividades mais simples se tornem ainda mais simplificadas são devidamente alterados e adaptados. Abaixo estão listadas algumas das mudanças que fiz e que se tornaram hábitos na minha vida:

SEPARAR A ROUPA QUE VOU USAR NO DIA ANTERIOR

Esta dica não vale apenas para roupa. Deixar produtos de beleza, higiene pessoal, material escolar, marmitas e até mesmo a sua bolsa de ir ao trabalho já preparadas e organizadas é excelente, pois você não perde tempo – que poderia ser usado para dormir mais ou tomar um café da manhã mais reforçado – escolhendo suas roupas ou arrumando sua bolsa.

LISTAR MINHAS TAREFAS E ESTABELECER METAS

Toda segunda-feira costumo listar todas as coisas que tenho de fazer ao longo da semana. Ao longo dos dias, acabo adicionando um ou mais item, pois surgem imprevistos diariamente. O principal desta simples mudança é justamente ter controle sobre as coisas que você precisa fazer e quando escritas há maior facilidade em visualizar os caminhos para alcançar o objetivo. Estabelecer metas faz parte da listagem de tarefas, pois é a partir delas que a necessidade de alcançar os objetivos surge. 

MANTER MEUS CADERNOS, LIVROS E PASTAS ORGANIZADOS

Separo por disciplina, urgência e relevância. A partir desta segmentação, as leituras e o estudo propriamente dito se tornam ainda mais facilitados. Ao visualizar minha tarefa – estabelecida na minha lista – consigo trabalhar para alcançá-la com facilidade.

DORMIR 20-30 MINUTOS POR DIA

Embora não seja exatamente um hábito de organização, dormir alguns minutos por dia me deixa mais animada para aguentar a rotina do trabalho e da faculdade. Acredito que esse período de sono para além do noturno é imprescindível para manter-nos descansados e ativos durante o dia.

MANTER O GUARDA-ROUPA SEMPRE ORGANIZADO

Separar as roupas em categorias, dobrá-las de forma a não amarrotar, manter as peças no cabide e ter sempre em mãos o que mais precisa no dia a dia são apenas alguns dos aspectos que um guarda roupa devidamente organizado deve deter. Encontrar com facilidade o que precisa e não perder tempo procurando.

FAZER AS TAREFAS MAIS CHATAS E DEMORADAS DE MANHÃ

As manhãs são sempre os melhores períodos para fazer atividades que necessitem de maior comprometimento cognitivo. A mente está mais fresca e conseguimos nos dedicar às atividades mais chatas que provavelmente se tornariam impossíveis de realização em outros períodos.

LIMPAR O QUARTO/CASA DE DUAS A TRÊS VEZES NA SEMANA

Muitas vezes o nosso corpo precisa de alguma atividade completamente mecânica para que aquelas que exijam maior esforço mental sejam feitas com mais comprometimento e dedicação. Limpar a casa é algo excelente para pensar em coisas aleatórias, planejar uma viagem para a França e até mesmo ouvir música sem preocupações.

DEIXAR O LOCAL DE ESTUDOS SEMPRE ORGANIZADO

A manutenção é um ponto chave de todas as dicas aqui dadas. Deixar a mesa de estudos – ou qualquer outro espaço – organizado é excelente e faz com que você queira estar ali para estudar. Use e abuse de decorações fofas que te agradem, deixe o cantinho a sua cara para que você se enxergue nele.

FAZER UMA ATIVIDADE PRAZEROSA TODOS OS DIAS
No meu caso, assisto alguns episódios da minha série favorita no caminho para a faculdade. Acredito que ter este tempo para refletir e relaxar é tão importante quanto estudar. Somos seres humanos e o lazer faz parte das nossas necessidades.

Estas mudanças que a princípio parecem pequenas são essenciais na minha vida e não consigo mis viver sem elas. Espero que aproveitem e sigam as dicas.


Comentários

Postagens mais visitadas