MEU CURSO E UNIVERSIDADE: REALIDADE DA PEDAGOGIA NA UNICAMP



Iniciei minha graduação em 2017 no curso de pedagogia na UNICAMP. Desde então minha rotina se divide entre estudar e estudar, ou pelo menos estas são as coisas que mais faço durante o meu dia. Acordo às 6h30 e durmo às 23h50, o cansaço às vezes bate forte, mas o mais importante – e gratificante – é quando chega o fim do semestre que conclui com êxito.

Na realidade, vou explicar como funciona a entrada pelo vestibular da UNICAMP e aproveitar para retratar minha experiência como vestibulanda. Em primeiro lugar, existem algumas opções para entrar na universidade, como por exemplo, o PROFIS, o vestibular indígena, o ENEM, as Olimpíadas, as cotas e o vestibular tradicional.

 Em 2016, um ano após concluir o ensino médio e estudando num cursinho particular, fiz a primeira fase do vestibular da UNICAMP – composta por 90 questões alternativas – e acabei passando para a segunda fase. Esta, por sua vez, é aplicada em três dias de prova e possui apenas questões dissertativas de todas as disciplinas e duas redações. Em fevereiro de 2017 passei na primeira chamada e me matriculei na universidade.

Desde então, frequento o período noturno do curso e posso inclusive escolher minha grade curricular, existe uma base pré-determinada, mas sou eu quem cria e estabelece quais disciplinas vou cursar. Estou no quarto semestre e falo com propriedade acerca da diversidade de pessoas que entro em contato todos os dias. Embora com muitos impasses na própria instituição, sou realizada quanto meu curso e os saberes que estou adquirindo.

A UNICAMP é uma universidade renomada, portanto, estudar nela pode fazer com que as pessoas te olhem de uma forma diferente. Entretanto, assim como tudo na vida, existem os dois lados da mesma moeda, a instituição excelente, pioneira em pesquisas é ao mesmo tempo aquela que não contrata professores há um certo tempo e ainda possui um sistema bem tradicional de ensino.

Desde pequena, meu maior sonho era ocupar uma daquelas vagas, eu sempre quis estudar na universidade. Agora, já dentro, sou grata pelos desafios e por ter conseguido chegar até aqui. Não há sensação mais gratificante e reconfortante do que finalizar o semestre e saber que consegui vencer os desafios.

Espero ter sido clara e objetiva, se tiverem qualquer outro questionamento, deixe um comentário que responderei com prazer. Sonhar é o primeiro passo, basta depois estabelecer metas e pensar formas de atingi-las.

Comentários

Postagens mais visitadas