COMO EU CONSEGUI PASSAR NO VESTIBULAR



Ultimamente estamos falando muito sobre estudos, rotina e pensando neste nicho de assuntos, resolvi contar um pouco sobre a minha experiência como vestibulanda. Acredito que durante toda a vida escolar, não há assunto que assuste mais a vida dos estudantes que o vestibular.

Desde a entrada no ensino médio até o terceiro colegial ouvimos apenas sobre ENEM, UNESP, USP, UNICAMP. Pior que isso só as notícias de uma menina que estudava 15h por dia e passou em trocentas faculdades de medicina. Essas pessoas são as exceções, eu e você somos a regra. Normalmente elas dão dicas extraordinárias como, por exemplo, abster-se de vida social para conseguir alcançar a meta. Somos seres dotados de livre arbítrio, portanto, caso você queira se adaptar a este novo estilo, fique à vontade, mas saiba que existem outras opções.

A partir de agora vou contar como foi a minha experiência, desde as crises de ansiedade até o tão sonhado ingresso na UNICAMP. Em primeiro lugar, quando resolvi que iria conseguir uma vaga na universidade pública e não pagaria pela minha graduação, resolvi me dedicar aos estudos. Na época, consegui iniciar num cursinho pré-vestibular e ia às aulas de manhã e revisava à tarde. Minha rotina iniciava às 6h20 da manhã e terminava às 22h30 da noite. Eu estudava durante a semana inteira e no sábado quando o desânimo não me tomava, conseguia resolver alguns exercícios.

Meu método era bem simples, lia os conteúdos fornecidos nas aulas, assistia vídeos no YouTube sobre e posteriormente resolvia uma série de exercícios. Estudava sempre dois conteúdos diferentes de disciplinas diferentes. Dessa forma, não era monótono e eu não me cansava com tanta facilidade.
Acredito que durante a caminhada desse um ano tão repleto de dificuldades a maior barreira a ser enfrentada foi a temida ansiedade. Lembro-me de ter tido muitas crises, algumas me renderam visitas ao hospital e outras situações tive de deixar a sala de aula para vomitar. Na época não sabia como me cuidar e como poderia amenizar os sintomas da ansiedade, por isso, sofri durante o ano todo sem saber como melhorar.

Serei breve nos conselhos, defendo como princípios a rapidez e a apresentação de argumentos sucintos, portanto, quero deixar claro que a privação de liberdade e de diversão não é a melhor solução. Sair nos finais de semana, descansar a mente e fazer coisas que realmente sejam divertidas para você são as melhores opções. Mantenha sempre seu objetivo como prioridade, tente não escapar dele e torne o período do vestibular uma fase mais leve.

Faça sempre exercícios e ouça/leia histórias daqueles que já conseguiram alcançar suas metas. Este tipo de ação que a princípio parece simples, faz uma enorme diferença no alcance dos resultados esperados e da motivação para estudar e não desistir. Realize, sempre que possível, simulados e resolva questões de vestibulares anteriores. Treine sua resistência física para aguentar horas de prova e mantenha o seu ritmo para cumprir com cada tarefa. Você é um ser humano, não uma máquina, lembre-se sempre disso.

O resultado é sempre gratificante, no mês de fevereiro de 2017 entrei no site e vi a melhor frase: Parabéns! Você foi aprovado no Vestibular Unicamp. E desde então, os desafios tem tomado formas muito diferentes dos que até ali havia enfrentado. A vida acadêmica requer muito de você, do seu esforço e do seu tempo, mas entre as dores e as delícias, é maravilhoso ocupar um lugar que – definitivamente – é seu. Não desista, querer algo já é o maior passo que poderíamos dar. A partir de agora, basta colocar as dicas em prática e se lembrar sempre que não importa o tamanho da dificuldade ou da barreira a ser enfrentada, você é capaz de superá-las e chegar lá. Vá em frente.

Comentários

Postagens mais visitadas